Toner original ou compatível? Qual devo escolher e por que?
Muito se fala sobre a diferença de utilizar um toner compatível ou original nos equipamentos laser, mas qual a real diferença entre eles e quando devo optar por cada uma das opções do mercado?
Toner Original
Esse tipo de suprimento é fabricado pelo mesmo fabricante do equipamento, são toners fabricados seguindo rígidos critérios de durabilidade e desempenho para obter a melhor performance do equipamento.
Estes suprimentos, garantem além da performance e produtividade, uma vida útil maior do equipamento, pois são desenvolvidos nos mais rígidos critérios e pensados para cada equipamento desenvolvido, levando em conta vários elementos.
As informações técnicas de cada suprimentos são oferecidas pela OEM (Original Equipment Manufacturer) consideram os percentuais dos ingredientes que vão compor a mistura, a carga do toner (negativa ou positiva), as dimensões das partículas, a temperatura ideal para a fusão, entre várias outras especificações.
Está é uma opção mais cara para o consumidor, e pelo valor elevado, empresas optam por utilizar suprimentos compatíveis ou remanufaturados.
Toner Compatível
Uma opção mais barata quando comparado a suprimentos originais, os toners compatíveis procuram entregar a mesma durabilidade e qualidade dos suprimentos originais, mas com fabricação de marcas diversas. Funcionam como remédios genéricos, onde tem o mesmo funcionamento do que os originais, mas com algumas diferenças em sua fabricação e uso.
Como neste caso abrimos o leque de fabricantes que podem produzir o suprimento, temos bons fabricantes, que seguem critérios altos de qualidade e desempeno e fabricantes que optam pelo preço sem seguir tais critérios.
É importante destacar os cuidados que devem ser tomados ao comprar um toner de marca genérica, as garantias do fabricante e as certificações (IEC e ISO). Os certificados oficiais vão atestar o desempenho e a qualidade do produto.
A duvida mais frequente na utilização desse tipo de toner é quanto ao funcionamento do equipamento, sendo que existe um mito que toner genérico diminui a vida útil do equipamento e isso pode acontecer em suprimentos de má qualidade.
Para não ter nenhum problema em seu equipamento, é importante verificar que o fornecedor do toner seja de boa qualidade e que siga as normas e procedimentos para garantir um bom funcionamento.
Toner Remanufaturado
Outro tipo de suprimento que podemos encontrar no mercado é o toner remanufaturado. Este tipo de suprimento é feito a base de um toner original ou compatível por outra empresa que faz a limpeza da carcaça do toner e o recarrega com pó para que ele possa ser reutilizado.
Este tipo de suprimento pode ser muito prejudicial a seu equipamento, pois trata-se de um procedimento delicado onde nem sempre é possível identificar a qualidade e os padrões adotados para garantir o melhor desempenho do toner.
Por se tratar de um processo mais barato, estes suprimentos possuem o menor custo do mercado, mas muito cuidado na hora de escolher esta opção!
Mas afinal, qual o uso de cada suprimento e quando devo escolher um deles?
Tanto o toner original quanto o compatível, são suprimentos comuns em contratos de outsourcing de impressão. Os dois podem ser utilizados em um parque de maquinas para garantir o melhor custo beneficio ao cliente.
Para escolher a melhor opção para sua empresa, conte com a SQI, uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções, realização de projetos e construção de parques de impressão otimizados, com foco no atendimento ao cliente e na constante qualificação profissional.
Cada caso é avaliado individualmente para a elaboração de uma proposta que vai garantir uma gestão eficiente das impressões da sua empresa. Após aprovada, o próximo passo é a implementação.
Contamos com a parceria das principais marcas e equipamentos do mercado de outsourcing de impressão, além de auxiliar na transformação digital de todos os departamentos do seu negócio.