Pular para o conteúdo

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Saiba mais em Política de privacidade e conduta.

Qual a importância da manutenção preventiva em equipamentos de impressão?

Qual a importância da manutenção preventiva em equipamentos de impressão?
Quais os impactos financeiros e operacionais um equipamento parado por fala de manutenção preventiva pode causar?

Quando falamos de equipamentos de impressão, onde sua maior parte de funcionamento depende de peças mecânicas, é comum encontrarmos um ou mais equipamentos parados por falta de manutenção preventiva e os impactos por conta desta falta de ação podem ser grandes, vamos pontuar algumas delas:

  • Lentidão de processos;
  • Corrosão e oxidação de componentes;
  • Peças quebradas ou soltas;
  • Páginas amassadas;
  • Páginas com manchas na impressão;
  • Atolamento de papel;
  • Operação parada;

Entre vários outros erros, os mais comuns são os que envolvem problemas com o papel, como enroscar papel, atolar ou amassar. Mas estes são os erros mais comuns entre muitos que podem ocorrer.

Outro erro que acontece frequentemente são manchas na impressão, ocasionadas na maioria das vezes por falta de limpeza das peças e do equipamento como um todo, por acumulo de pó internamente.

Barulhos durante a impressão também são comuns quando o equipamento não tem a manutenção preventiva correta, e isso pode acontecer por peças que se soltam ou se desgastaram ao longo do tempo.

Outro tipo de manutenção preventiva que não impacta diretamente no funcionamento do equipamento é a atualização de firmware, essa atualização não obrigatória, garante que o equipamento sempre contará com as mais recentes funcionalidades desenvolvidas pelos fabricantes, assim como os pacotes de segurança adicionais.

Qual o prazo ideal para realizar manutenções preventivas?

Normalmente, as manutenções preventivas são planejadas de duas formas, por tempo, onde é considerado um prazo médio para troca das peças e limpeza do equipamento. Outra forma é considerando o volume de páginas impressas no equipamento, está informação consta no manual de todos os equipamentos e considera a vida útil para uma manutenção.

Outra forma é considerando as duas opções citadas acima, isso porque caso passe alguns meses, o equipamento pode acumular sujeira e necessitar da manutenção preventiva mesmo não atingindo as páginas para a manutenção recomendada.

Manutenção preventiva e o outsourcing de impressão

Com o serviço de outsourcing de impressão, toda essa preocupação com manutenções preventivas é terceirizado, isso significa que a empresa contratada cuidará da manutenção preventiva com um cronograma claro considerando todos os pontos citados acima.

Para isso, conte com ajuda de nossos especialistas para elaborar o melhor cenário para sua empresa !

Últimas publicações

Descubra os usos e vantagens das impressoras térmicas em diferentes setores e saiba como soluções de outsourcing podem otimizar sua operação. Encontre a melhor opção para sua empresa.

Impressoras Térmicas: Usos, Vantagens e Soluções de Outsourcing para Diversos Setores

Descubra o momento ideal para trocar seu fornecedor de outsourcing de impressão e conheça as vantagens estratégicas de uma nova parceria. Otimize processos, reduza custos e garanta eficiência operacional para o sucesso do seu negócio. Saiba mais agora!

O Melhor Momento para Trocar seu Fornecedor de Outsourcing de Impressão e Obter Vantagens Estratégicas

Descubra como o outsourcing de impressão pode otimizar sua empresa, reduzir custos e aumentar a eficiência. Saiba mais sobre os benefícios do outsourcing de impressão para melhorar seus processos de trabalho.

Integração de Sistemas e Fluxos de Trabalho: Melhorando a Eficiência e Produtividade da sua Empresa com o Outsourcing de Impressão

Descubra como a locação de notebooks sustentável pode reduzir o desperdício eletrônico de forma responsável. Conheça a SQi Outsourcing, uma empresa comprometida com a sustentabilidade e a eficiência na locação de notebooks. Faça a diferença hoje!

Locação de Notebooks Sustentável: Como Reduzir o Desperdício Eletrônico de Forma Responsável

Vamos aumentar a produtividade da sua empresa com outsourcing de impressão?

Solicite um orçamento
Voltar ao topo