Porque a impressão em papel ainda é tão comum?
Hoje é muito comum ter acesso a informações por meio de telas (celulares, notebooks, televisores, etc), mas mesmo assim a impressão em papel ainda é muito comum e solicitada. Seja pela praticidade no consumo ou pela obrigatoriedade de uma cópia física, como um documento autenticado em cartório.
Mas quais outros motivos fazem a impressão em papel ser tão utilizada em um mundo tão digital? Para ajudar a responder está pergunta, vamos utilizar o estudo realizado pela organização Two Sides “Why do so many people love print on paper?” (“Por que tantas pessoas adoram imprimir em papel? em português).
Quais sensações levam as pessoas a gostarem de imprimir em papel?
Seguro e protegido
73% dos americanos mantêm cópias impressas de documentos importantes preenchidos em casa, pois acreditam que esta é a maneira mais segura de armazenar informações.
74% estão cada vez mais preocupados que suas informações pessoais mantidas eletronicamente correm o risco de serem hackeadas, roubadas, perdidas ou danificadas.
Sustentável
91% concordam que, quando produzidos, usados e reciclados de forma responsável, a impressão e o papel podem ser uma forma sustentável de comunicação – incluindo 86% dos jovens de 18 a 24 anos!
Confiável
56% confiam nas notícias que lêem nos jornais impressos… mas apenas 35% confiam nas notícias que lêem nas redes sociais.
É agradável, relaxante e prático!
68% dos americanos acreditam que a impressão é a maneira mais agradável de ler livros, incluindo mais da metade dos jovens de 18 a 24 anos.
79% concordam que a impressão em papel é mais agradável de manusear e tocar quando comparada a outras mídias, incluindo 73% dos jovens de 18 a 24 anos.
Dispositivos móveis e smartphones são vistos como a forma menos relaxante de ler, com apenas 30% dos pesquisados preferindo esse método.
A impressão é preferida e necessária
27% dos americanos não têm acesso à internet em casa e querem registros em papel.68% acham mais fácil controlar suas despesas e gerenciar suas finanças quando impressas em papel.
É ótimo para aprendizado e retenção, sem problemas de saúde!
88% acreditam que entendem, retêm ou usam melhor as informações quando leem impressos.
80% têm uma clara preferência pela leitura de materiais complexos de maneira impressa, em contraste com 12% por telas de computador, 5% por e-readers e 3% por smartphones.
68% acreditam que os livros impressos são mais propensos a estimular o aprendizado e o desenvolvimento de outras habilidades do que o uso de telas.
62% dos jovens de 18 a 24 anos estão preocupados que o uso excessivo de dispositivos eletrônicos possa prejudicar sua saúde.
67% acham importante “desligar” e desfrutar de livros e revistas impressos, incluindo 69% dos jovens de 18 a 24 anos.